A Lumen atende às especialidades relacionadas às doenças do aparelho digestivo, sendo elas:
GASTROENTEROLOGIA

Especialidade clínica que avalia os pacientes com sinais e sintomas do aparelho digestivo.
Diagnostica e trata doenças bastante prevalentes como o refluxo, dispepsia (mal estar, empachamento, dor no estômago), úlceras, diarreia, obstipação intestinal, doença inflamatórias intestinais, síndrome do intestino irritável, doença celíaca, entre outras.
PROCTOLOGIA

Especialidade clínica e cirúrgica que estuda as doenças dos intestinos.
O proctologista está apto para diagnosticar e tratar doenças como hemorroidas, fissuras, fístulas, lesões benignas e malignas dos intestinos, hemorragias, entre outas.
Vale destacar a importância da prevenção do câncer do intestino grosso, que é uma das neoplasias mais prevalentes na população ocidental.
Cirurgia do Aparelho Digestivo

O cirurgião do aparelho digestivo lida com as várias doenças cirúrgicas do trato digestivo. Algumas são bem comuns como a colelitíase (cálculos na vesícula biliar), apendicite, hérnias da parede abdominal, ressecção de tumores benignos e malignos, etc. Muitos desses procedimentos são realizados por via vídeo laparoscópica, que é bem menos agressiva e permite uma recuperação mais rápida.
Uma cirurgia cada vez mais realizada é a bariátrica, onde o objetivo é a redução de peso e tratamento de doenças associadas à obesidade.
Anestesiologia

O médico anestesista é responsável pela sedação e monitorização do paciente durante e após os procedimentos (colonoscopias e algumas modalidades de endoscopias terapêuticas). Ele avalia, juntamente com o endoscopista, se o paciente está apto para realizar o exame solicitado. Essa avaliação é feita baseada também nos laudos médicos e exames laboratoriais.
Em alguns casos, solicitamos que o paciente faça uma consulta com o anestesista antes de agendar seu exame. Isso é realizado quando o paciente tem várias co-morbidades (doenças associadas, como pneumopatias, cardiopatias, nefropatias). Sempre que for agendar exame com sedação profunda, forneça o máximo de informações para saber se você deverá passar por essa consulta, que é chamada consulta pré-anestésica.